Fermento natural - armazenamento e conservação
O padeiro amador faz pão diariamente e seja qual for este período, armazenar o fermento corretamente para uma futura produção torna-se interessante tais cuidados básicos com a sua cultura natural.
Existem alguns métodos eficazes para conservar o fermento natural caseiro que garantem a sua futura atividade e longevidade.
O fermento pode ser conservado de diversas maneiras, dependendo das necessidades e da frequência de uso.
1 - Para uso regular a cada 2 - 3 semanas, basta armazenar o fermento na geladeira a 4ºC. (Coloque no fundo do refrigerador perto do freezer). É muito importante: a temperatura do FN não deve ultrapassar 6-7ºC).
2 - Para períodos de armazenamento mais longos, podemos usar três diferentes métodos:
A) Farofa > Este método é ideal a longo prazo. O fermento natural é esfarelado com farinha e armazenado como farelos secos (tipo farofa) em um recipiente. Quando necessário, a farofa é ativada (como cultura inicial desidratada) com água a 25ºC - 26ºC e pode ser usada normalmente após 8 - 12 horas.
B) Secagem > Espalhe uma fina camada de fermento natural após um refrescamento sobre papel manteiga e deixe secar em temperatura ambiente. Depois o fermento é triturado e armazenado num recipiente hermético. Para reativar, adiciona-se água e a mistura é deixada em repouso por 18 - 24 horas.
C) Congelamento > Embora o congelamento seja teoricamente possível, não é recomendado devido à alta probabilidade de os microrganismos não sobreviverem por longos períodos. Mas esta prática é bastante comum entre os padeiros caseiros.
Por fim, desde a sua descoberta; o fermento natural foi criado para ser usado continuamente, isto é, ser refrescado dia após dia para produzir pães diários. Como o padeiro amador não tem esta possibilidade, o uso destes métodos auxiliam para que o FN mantenha a sua qualidade e principalmente, sua futura atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário! A sua opinião é muito importante.